quarta-feira, 17 de setembro de 2014

49 Viagem a Chapada Diamantina (Parte 2)

Morro do Pai Inácio
Ele é o ícone da Chapada Diamantina. Possui 1.120m de altitude e pertence ao município de Palmeiras. A trilha para chegar ao seu topo é leve e o acesso é fácil e rápido, ficando na margem da BR-242, a 27 Km do município de Palmeiras e a 26 km de Lençóis. Atualmente ele é monitorado pelo GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras).












  Lençóis
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esta pequena cidade é o portal da Chapada Diamantina, graças à sua infraestrutura hoteleira, com cerca de dois mil leitos, aos seus restaurantes de alto nível e aos vôos regulares vindos de Salvador. Nos últimos anos, Lençóis vem ganhando ares cosmopolitas, com habitantes vindos de todos os cantos do mundo. Os seus principais atrativos são: os casarios do século 19; a história e cultura herdadas do garimpo; a Serra do Sincorá, e os mais de 20 atrativos naturais de fácil acesso em toda a sua volta. Muitos estão localizados próximo ao perímetro urbano, como o Rio Serrano. Lençóis também concentra o maior número de agências de turismo que organizam passeios para toda Chapada Diamantina. Para completar, a cidade possui uma agenda cultural diversa, com opções que variam de festas tradicionais, como o São João, a shows de MPB como o Festival de Lençóis.













Dia – 06/08/2011, saímos de Lençóis e fomos em direção a Nova Redenção, com a finalidade de conhecer o Poço Encantado e Poço Azul.
Por informação desencontrada, percorremos cerca de 20 km em estrada de terra, atravessamos o Rio Paraguassu em uma balsa movida por remos, para chegar ao Poço Encantado.
Poço Encantado
Sua água é tão cristalina que não é possível perceber onde o meio aquático começa. As pedras localizadas a 50 metros de profundidade são vistas nitidamente, além do reflexo da luz que transforma a água em um espelho mágico. O encanto realmente acontece quando um raio de sol atravessa o poço, principalmente nos meses de abril a agosto, refletindo um azul límpido. Está localizado no município de Itaetê.



Para chegar no poço, temos uma trilha por escadas com 315 degraus.







Em seguida fomos para o Poço Azul, segue-se por um trecho de estrada pavimentada e 18 km em estrada de terra, atravessamos o Rio Paragussu em uma canoa, para chegar ao ponto onde se encontra o Poço.
Poço Azul
Aqui o luxo é poder banhar-se nas águas cristalinas. O azul vivo da água deve-se à luz que vem do sol. O atrativo pertence ao município de Nova Redenção e para visitá-lo é necessário pagar taxa de entrada. O lugar possui restaurante, estacionamento e loja de artesanato.














Após a visita, nos deslocamos para Mucugê, onde nos hospedamos na Pousada Alto da Pedra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário