sexta-feira, 5 de setembro de 2014

11 Abril 2006 – Santa Helena/Paraguai/Argentina/Uruguai(Arapey)

Mapa do roteiro dentro do Brasil

Mapa do Roteiro no Paraguai/Argentina/Uruguai

Tabela das distâncias percorridas.

Esta viagem iniciou com a finalidade de participar do encontro do Grupo Estradeiros Terra das Águas, na cidade de Santa Helena – PR.

Santa Helena está localizada no centro da Costa Oeste do Paraná, às margens do lago de Itaipu. Na formação deste lago, a cidade teve tomado um terço de seu território. Foi nesta ocasião que passou a ser conhecida como A TERRA DAS ÁGUAS.

Este encontro é realizado no Balneário de Santa Helena.

Área de lazer localizado às margens do Lago Itaipu, com 86 hectares , arborizada e bem cuidada. O espaço tem uma excelente infra-estrutura de quiosques churrasqueiras, toboágua, quadras poli esportivas, local para acampamento com barracas e trailers, lanchonetes, sanitários, galpões para realização de eventos (festas, exposições, festivais, entre outros) e área para estacionamento. É possível também praticar esportes náuticos, pesca esportiva e caminhadas no calçadão a beira da praia fluvial com 950 metros de orla. Seu lugar ao sol está garantido, aliando diversão e tranquilidade, pois a praia possui um "Shopping Center" anexo. De dezembro a fevereiro são realizadas diversas atividades, presenteando o público com opções náuticas desportivas e recreativas.
Todo o espaço interno encontra-se identificado com sinalização de uso turístico. O visitante poderá obter informações gerais acerca do empreendimento nos idiomas português e espanhol através de sua central de informações.

Localização: 2 km de distância do núcleo urbano, com acesso através da rodovia estadual PR 317.

Ao chegar em Santa Helena estacionamos nosso MH, próximo aos amigos, que conhecemos em outros encontros, Altamiro(Miro)/Ondina(Joinville) e Pedro/Tereza (Canela).

Em um bate-papo de toldo, o Miro perguntou se não queríamos depois do encontro ir para a Argentina, para uma pescaria no Rio Paraná, juntamente com dois amigos de Sombrio e depois iriamos para o Arapey.

Considerando que seria um belo passeio, topamos participar do grupo de viagem.

O Edson e Rosana, amigos dos encontros do Grupo Rodamundo, e que tivemos um maior contato no Camping do Estaleirinho, devido a um acidente com minha neta, também se juntou ao grupo.

O grupo formado para a viajem, ficou assim formado:

Altamiro(Miro)/ Ondina (Joinville)

Vanio/Rosane (Sombrio)

Zenio/Suzana (Sombrio)

Edson/Rosana (São José)

Sérgio/Alzira (Brusque)

Da esquerda para a direita, estão:

Vanio(atrás), Miro, Edson, Rosana, Rosane, Suzana, Ondina, Alzira, Sergio e Zenio.

No domingo dia 23/04, saímos a tarde, com destino a Foz de Iguaçu, para pernoitar em um posto na entrada da cidade e, na segunda-feira entrar no Paraguai bem cedo, para evitar o transito excessivo.

Na Cidade Del Leste faríamos uma parada para algumas compras e de lá seguiríamos viagem, pelo Paraguai, em direção a Argentina, para a cidade de Ita Ibaté, onde estava programa a primeira pescaria.

Saímos de Cidade Del Leste, dia 24 as 10:30h e para não fugir a regra, fomos parados em posto da Policia, porque três carros não estavam com os faróis ligados (falta de informação, pois sabíamos que esta era uma norma na Argentina)

Conclusão: paga a multa ou solta propina?

Resolvido o problema seguimos viagem e em outro posto da Policia fomos parados novamente. Agora a encrenca foi com as guias de entrada no país, de dois casais, que não constava as indicações da placas dos MH, erro cometido pelos policiais que fizeram as guias, e aí não teve conversa, propina e os próprios policiais fizeram a correção.

Seguimos viagem, como não teríamos tempo para chega a Ita Ibaté, o Zenio convidou o grupo para visitar as Missões Jesuítas em Trinidad, o que foi aceito por todos.

Após a visita, chegamos a conclusão que era melhor pernoitar no parque, para no dia seguinte chegar a Ita Ibaté com tranquilidade.

Nossa viagem dentro do Paraguai foi tranquila, contradizendo alguns comentários de amigos.

Na divisa do Paraguai com Argentina, nas cidades de Encarnación/Pousadas, passamos pela aduana sem problemas, uma pequena vistoria nos carros e nada a questionar.

Estamos na Argentina, passando pela Ruta 12, que vai de Pousadas até próximo de Buenos Aires.

Entramos na cidade de Ituzango para abastecer e almoçar. Tivemos um pequeno problema de entrada de ar na bomba do motor do carro do Zenio, que só foi resolvido totalmente, dias depois, em uma parada para esticar as pernas.

Chegamos no Camping Cabaña Don Quico, em Ita Ibaté, dia 25/04 as 15:30 h.

Vista do Rio Paraná, como diz o Zenio , Paranazão.

Permanecemos neste camping até dia 28/04, e a pescaria foi muito boa.

Continuando a viagem, fomos para Paso de La Patria, onde estava programada mais uma parada para pescaria (pescaria fraca, só pegaram peixe piranha)

Nosso destino agora é Arapey, via Salto.

Seguimos viagem até Curuzu Cuatia, onde pernoitamos em um posto Petrobras. Fomos informados que a passagem na ponte que liga a Argentina ao Uruguai, entre as cidades de Concordia e Salto, estava fechada por grevistas. No dia seguinte, seguimos para Paso de Los Libres/ Uruguaiana e de lá entramos no Uruguai por Barra do Quarai/ Bella Union, ou seja, entramos no Brasil para poder entrar no Uruguai. Chegamos nas termas dia 01/05 as 15:40 h.

Divisa da Argentina com Brasil

No trajeto de Bella Union ao Arapey, fui premiado com um das pedrinhas do pavimento das rodovias do Uruguai que furou o cano de saída da caixa de detritos. Aqui vale lembrar que as rodovias do Uruguai são pavimentadas com um asfalto de pedrinhas tipo uma areia lavada grossa. Esta pedrinhas entram nos frisos dos pneus e quando saem são verdadeiras balas. É comum a quebra de para-brisas devido estas pedrinhas.

Termas do Arapey fica a aproximadamente 80 km de Salto e 100 km de Bella Union.

Possui piscinas termais abertas e fechadas com a temperatura de 37 graus. O complexo hoteleiro é formado por apartamentos, chalés e quitinetes. Uma ampla área de camping muito bem arborizada e estruturada. A uma grande infraestrutura de mercado, padaria, posto telefônico, restaurantes e lojas de artigos da região.

Nossos almoços foram regados a “Borrego” (cordeiro), principalmente assados na brasa. Esta é uma carne muito frequente no Uruguai e de um custo baixo. Como existia um açougue no mercado dentro do complexo, era fácil adquirir essa carne e sempre fresca.

Participamos do encontro Encontro Sul Americano de Caravanismo que é promovido pelos grupos Rancho Móvel do Brasil e do Uruguai.

Para a viagem de retorno tivemos mais um companheiro de Camboriú, o Rufino e Ana Maria, que se encontrava no encontro.

A volta, no dia 07/05, fizemos um trajeto um pouco diferente passando por Artigas, Quaraí e Santana do Livramento,onde fomos fazer umas comprinhas básicas em Rivera. Chegamos em Santana do Livramento no mesmo dia a 18:00 h. No dia seguinte estacionamos os carros na praça central da cidade e fomos as compras.

Saímos de Santana dia 08/05 as 14:20 h, com destino a Sombrio, e programação de parar em um posto para pernoitar e fazer a revelação do amigo secreto que foi feito no Arapey, e no dia seguinte parar na casa do Zenio e Suzana.

Viajamos até as 18:00 h, e chegamos em São Cepé.

Saímos de São Cepé no dia 09/05 as 7:00 h, e fizemos uma parada em Porto Alegre para nos despedirmos do Vanio, pois ele foi para Novo Hamburgo.

Seguimos viagem até Sombrio, onde chegamos as 15:30, e fomos recebidos com maravilhoso café na casa dos pais do Vanio e Suzana. Ali pernoitamos e chegamos em Brusque no dia 1