terça-feira, 16 de setembro de 2014

33 Encontro em Santa Helena de 2010

Apos participar da Festa da Ovelha, nosso destino foi Santa Helena.

Vamos participar do encontro do Grupo Estradeiros Terra das Águas.

Saímos no dia 23/03/2010, de Campo Alegre,(três carros) nós, o Getúlio e o Neivo.

Viajamos até a 17:00 horas, e paramos em um posto próximo a Francisco Beltrão. No dia seguinte seguimos viagem, chegando em Santa Helena as 13:00 horas.

Na viagem de ida percorri 908 km com R$ 15,40 de pedágio. A volta fiz um trajeto diferente, passando por Curitiba, com um total de 860 Km e R$ 111,00 de pedágio. Considerando que nos dois trajetos a pista estava em boas condições de viagem, na volta tivemos um custo um pouco maior, que é compensado pela pista de melhor qualidade.

Santa Helana

Um pouco sobre Santa Helena, pesquisado na pagina : http://www.santahelena.pr.gov.br/

Sua origem histórica data de 1920, ano em que chegaram à região do antigo Porto de Santa Helena, nas margens do Rio Paraná, os primeiros povoadores da localidade. Tratava-se das famílias Bortolini, Cattani e Ferri, que encontraram no lugar um contingente razoável de ingleses, que exploravam madeira e erva mate.
Essas famílias de pioneiros se instalaram em terras vizinhas ao Porto de Santa Helena e lançaram os fundamentos de uma povoação, a que deram o nome de Santa Helena, que passou então a receber outras famílias oriundas do Sul do país.
Em 1924, a região foi palco de algumas ações da legendária "Coluna Prestes", que, em sua passagem, expulsou os ingleses deste território.
O primeiro prefeito foi Arnaldo Weisseimer e o primeiro presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sinval Prates. Atualmente, o município é administrado por Rita Maria Schimidt, a primeira “prefeita” de sua história.
Santa Helena é um lugar de constante desenvolvimento, com destaque para as atividades ligadas a agricultura e ao comércio.
A partir da formação do Lago de Itaipu, cujas águas tomaram aproximadamente um terço do território, em 1982, surgiu a vocação turística do município, especialmente com sua praia bem estruturada, frequentada por milhares de pessoas.
É uma cidade bem cuidada, com um povo receptivo e hospitaleiro, que oferece, além de boas oportunidades para investimentos, diversão, cultura, esporte e lazer aos visitantes.

SH1

No dia 24/03, vários amigos já se estavam curtindo a Balneário de Santa Helena.

010

042

054

113

A convite do amigo Durval e sua esposa Fátima, fizemos um passeio até Guairá, cidade próxima as antigas Sete Quedas (que foram alagadas pelo lago da Itaipu) e Salto de Guairá, no Paraguai.

Algumas cidades que estão no trajeto, são destaques da região.

023

038

Ponte que atravessa o lago de Itaipu e liga o Estado do Paraná a Mato Grosso do Sul.

Ela esta na região onde existiam as Sete Quedas.

025

026

034

Em Salto de Guairá, tem pontos para as famosas comprinhas do Paraguai, parecido com Cidade De Leste, com a vantagem que o movimento é bem menor.

028

029

A noite, um grupo se reunia no pavilhão para uma janta e depois a musica animava a turma e o arrasta-pé era bem concorrido.

066

071

074

A turma foi chegando e o espaço foi sendo tomado pelos Motor Home, Trailers e Barracas. Ao final do encontro tinham 215 equipamentos registrados.

084

086

087

088

089

090

No dia 01/04/2010 teve a solenidade de abertura do encontro, onde estiveram presentes algumas autoridades da cidade.

093

Após a abertura do encontro, fomos agraciados com a apresentação de um grupo de danças da cidade, formado por pessoas da terceira idade.

095

097

098

No dia 02 de abril, tivemos um maravilhoso almoço a base de peixes.

103

106

107

Agora chegamos no almoço do dia 04, aquele churrasco para ninguém botar defeito.

115

118

119

AAAAAAAAAA, que pena o encontro esta chegando ao fim. Temos agora a solenidade de enceramento e um belo café colonial, com produtos da região.

Após o café, o baile rolou até de madrugada.

124

129
133

134

141

É, mas a turma não desiste fácil, então vamos fazer um almoço para o domingo de pascoa, uma ovelha assada.

144

147

145

148

149

150

E agora vamos “pegar” a estrada de volta para casa e curtir os mais lindos e diversos visuais que temos neste Brasil.

154

001

Como as fotos falam mais que muitas palavras, vamos ver mais algumas.