terça-feira, 16 de setembro de 2014

46 Viagem ao Uruguai–abril 2011 (Parte 2)

Continuamos nossa viagem.

Dia 18/04/2011 fomos para Punta Ballena, agora com a finalidade de acampar no Camping Punta Ballena, pois queríamos conhecer o camping e estávamos necessitando dar uma parada para aquela geral nas Casas Rodantes.

O Camping Punta Ballena tem 4 hectares arborizados e ajardinados com campo de futebol, vôlei, parque infantil, etc. Para o turista que planeja sua viagem a Punta del Este, e deseja encontrar um camping, para ficar hospedado em uma grande área verde, com toda infra estrutura para receber seus turistas, não somente estrangeiros, como também os próprios uruguaios, tem junto ao balneário esta opção. O Camping Punta Ballena, localizado a 14 quilômetros de Punta del Este, com área para barracas, treiler e Motor Home além de cabanas para os campistas, com água, luz, banheiro, área para churrascos, os chamado parrilleros, banheiro coletivo, com água quente, possui inúmeros serviços, salas de jogos, piscinas, serviço de cyber café, supermercado interno , no próprio camping.

181       184

188        192

193         194

Dia 19/04/2011 pegamos a estrada as 14:00 h. com destino a Montevideo. Mais uma parada para conhecer outro balneário, agora o de Piriapolis.

Piriápolis, no Uruguai, é um lugar ideal para relaxar em contato com a natureza. Há muitos anos, vem sendo um encontro obrigatório para diversos veranistas do rio da Prata. Fundado no início do século 20, esse balneário está repleto de elementos que remetem às ciências naturais e à cabala.
A cidade fica a 100 km de Montevidéu e a 30 km ao sul de Punta del Este. Ali se localiza o famoso hotel Argentino, um dos mais importantes da América Latina. Inaugurado em 1930, a luxuosa construção inspirada nos hotéis italianos foi toda decorada com móveis da Áustria, cristais da República Checa, louças da Alemanha e outros requintes. Lá, dá para se divertir no cassino ou relaxar fazendo talassoterapia, que usa a água do mar de forma terapêutica. As piscinas de águas termais e terapias rumanas revitalizam a beleza.
Outro ponto turístico interessante que Piriápolis abriga é o Castillo de Piria, antiga residência do fundador alquimista da cidade e atual museu que recebe exposições de arte. O balneário uruguaio guarda intactas algumas obras e construções da bela época. Vale a pena andar de teleférico para ter uma bela vista da região.

Praias de Piriápolis

As praias marítimas de Piriápolis são muito frequentadas. Em apenas 25 quilômetros de litoral podemos percorrer um panorâmico caminho visitando muitos balneários muito diferentes entre si. A oferta satisfaz todos os gostos, desde praias ideais para quem procura paz e tranquilidade, e para quem curte a prática de esportes como a pesca e o surfe. São de areias brancas, pouco profundas e resguardadas dos ventos oceânicos pelos morros, de águas cálidas e transparentes, de fundo rochoso, solitárias e ideais para os amantes da privacidade.

Praia da Beira-mar em Piriápolis

Esta é sem dúvida a praia mais frequentada do balneário, está formada por La Rinconada, Los Ángeles e Portales, três praias cada uma perto da outra como se fossem uma só. Está localizada em pleno centro de Piriápolis é uma das praias mais agradáveis para passear e tomar banho de sol, as águas são calmas e pouco profundas, ideais para as crianças e para praticar windsurfe.

Praia San Francisco em Piriápolis

Esta praia se encontra ao leste de Piriápolis, entre Punta Fría e Punta Colorada. Seu nome deve-se ao santo cujo nome levou o fundador do balneário dom Francisco Piria.

Praia Hermosa em Piriápolis

Encontra-se unida a Praia Verde por "Proa ao Mar" e respaldada pelo Morro de los Burros. As ondas de escassa magnitude e o suave declive do leito marinho fazem com que esta praia seja especialmente apta para banhos das crianças e um dos lugares prediletos para os esportes náuticos.

Praia Grande em Piriápolis

Esta praia está separada do balneário pela canhada "Zanja Honda", é a continuação da Praia de La Rambla, se caminharmos por ela poderemos perceber a diferença, sua areia é ligeiramente diferente e as águas são um pouco mais agitadas. Outra diferença é a existência de formações rochosas que cobrem grande parte de sua extensão, formações que durante as tormentas é comum que estendam grandes colunas de águas elevadas que rompem nas rochas.

203         204

211         214

217        223

230        235

238        240

242        243

245        250

Pernoitamos no estacionamento do Porto de Piriapolis e dia 20/04/2011, chegamos a Montevideo.

258

Paramos na rua em frente ao Iate Club Montevideo, próximo ao Mercado do Pescadores. Coordenadas do GPS – S 34o 54, 618’ – W 056o07,848’.

Fomos almoçar no mercado do porto.

260        259

264        265

A tarde fizemos um Tur por Montevideo.

271         270

274

280         284

285        288

291

Dia 20/04/2011 pernoitamos em frente ao Iate Clube e dia 21/04 pegamos a estrada com destino ao Arapey.

Uma parada para café……………

295

296        297

Chegamos ao Arapey ainda no dia 21. Grande surpresa, encontramos um Arapey totalmente lotado.

302         303

Em abril, o Uruguai comemora a Semana Santa com uma grande festa popular e laica chamada Semana do Turismo. Como todos estão de férias por uma semana, é grande o número de campistas nas Termas do país. Por ser um povo com uma tradição muito grande no campismo, a frequência nos campings nesta semana é muito grande.  Com isto encontramos um Arapey que não conhecíamos, pois em todas a vezes que ali estivemos, o movimento sempre foi pequeno.

299       306

301          305

No dia 23 começou a saída de muitos campistas e então conseguimos colocar os carros em um box. Aí foi só curtir a aguas quente do Arapey.

321

309           311

335        371

Dia 24 chegaram mais dois amigos de viagem.