sexta-feira, 5 de setembro de 2014

14 Viagem a Belém - 2007 - Parte 1

Esta viagem foi programada para 2 meses de passeio. Ela teve início no dia 20/06/07, terminou no dia 15/08/07, durou 57 dias, com alguns dados conforme relação a seguir:

Total de Km rodados = 12.017 Km
Horas rodadas nas estradas = 237 h.
Velocidade média = 49,17 Km/h.
Horas de camping, estacionamento do 10, Porto de galinhas, Belém e Brasília = 544 h.
Horas paradas em posto, orla para dormir e pequenas visitas: = 502 h.
Horas paradas em oficina = 20 h.
Horas de almoço em posto = 21 h.
Horas paradas para visitas no trajeto = 22 h.
Dias de viagem = 57
Dias de estrada = 42
Dias de camping = 15
Média de Km por dia = 286,12
Gastos com pedágio = R$ 153,40
Litro de combustível gastos = 2.648
Consumo em Km/litro = 4,54

Teve 42 pontos de visitas, que estão assinalados no mapa a seguir:

Saímos de Brusque dia 20/06, as 10:30, com destino ao Posto Rudnick em Joinville para a reunião do grupo, e ali iniciar a viajem.
O grupo ficou formado por 6 carros e os ocupantes:
Altamiro/Ondina
Rufino/Ana Maria - Rui/Ligia
Vanio/Rosane
Edson/Rosana
Zenio/Suzana
Sergio/Alzira

As 14:00 horas o grupo pegou a estrada com a finalidade de seguir pela Rodovia Régis Bittencourt até Pedro Barros onde seguiremos pelo litoral.
Logo após passar Cajati, paramos em um posto para uma esticada nas pernas e resolvemos pernoitar ali para no dia seguinte visitar a Caverna do Diabo.
Dia 21/06 fomos visitar a Caverna do Diabo. Saindo da Régis pegamos a estrada para Eldorado e de lá para a Caverna, com total de 73 Km. Visita recomendada pelo Rufino e que realmente é muito bonito. Almoçamos no estacionamento da Caverna e retornamos as 12:30 horas.

Paramos no Petrolem para abastecimento, concerto da antena do Miro, conserto do carro do Vanio e seguimos para Itanhaém onde chegamos as 18:00 horas para pernoite. Estacionamos em um posto de abastecimento, fora de funcionamento, que o segurança do posto permitiu a parada e lógico que levou uma cerveja.
Dia 22 seguimos viagem pelo litoral paulista, paramos em São Sebastião, na orla, para almoço.

Prosseguimos até Parati, onde chegamos as 17:00 horas e nos instalamos no camping do CCB. Foram 2 dias de pernoites no camping com saída dia 24/06 com destino a região dos lagos.

Dia 24 ficamos parados em Angra dos Reis das 10:00 as 16:00 para concerto da caixa de marcha do meu carro. Consegui um mecânico para fazer um reparo na caixa que permitisse chegar a uma oficina autorizada. Seguimos até Mangaratiba e pernoitamos em um posto no trevo de entrada da cidade.
Dia 25 atravessamos o Rio de Janeiro passando pela Av. Brasil, Ponte Rio Niterói e Via Lagos. Entramos por Araruama com a finalidade de viajar beirando o lago até Cabo Frio onde paramos por 13:30 horas, para visita ao Shopping e Mercado do Peixe. Seguimos para Arraial do Cabo para pernoite na orla. A noite fizemos uma peixada com muita cerveja, pra variar.

Dia 26/06 passamos pela orla de Cabo Frio e fomos para Búzios. Paramos com os MH em um terreno próximo ao Fórum e Prefeitura, e fomos visitar a Praia do centro de Búzios Almoçamos no estacionamento e saímos as 13:00 horas com destino a Campos, para pernoite no Posto Flexa, onde chagamos as 17:00 horas.

Dia 27 o grupo ficou dividido. Eu fui procurar concerto da marcha do meu carro, e me acompanhou o Miro, e o Vanio foi para a Volkswagen concertar um defeito mecânico que estava acusando no painel do carro.
Fui parar na Mercedes em Cachoeira do Itapemirim, onde cheguei as 11:00 horas e saí as 17:00 horas, sem concertar a caixa, e com Miro fomos até Iconha para pernoite em um posto. O restante do grupo foi para Setiba.
Dia 28/06 eu e Miro encontramos com o grupo em Setiba. Saímos de Setiba as 8:00 h, fomos pela rodovia do sol, Vila Velha, Vitória, entramos em Conceição da Barra, paramos par dormir em posto próximo a Teixeira de Freias.
Dia 29/06 chegamos em Porto Seguro, Camping Mundaí.

Dia 02/07 saímos de Porto Seguro, parada em Eunápolis para troca de óleo dos carros, engraxar. Depois do almoço fomos para Canavieiras. Ficamos na praça da cidade em frente a prefeitura.

Dia 03/07 saída para Ilhéus. Chegamos a noite e nos perdemos na cidade, conclusão fomos dormir na orla de Praia do Norte (4 Km de Ilhéus).

Dia 4/07 destino Salvador. Paramos em um posto na entrada para Salvador, em frente a Volkswagen, pois o Vanio queria concertar o carro. Vanio e Edson ficaram na Volkswagen, nós pernoitamos no posto.
Dia 05/07, Miro voltou, fomos para o antigo camping do CCB em Salvador. Conhecemos Pompílio Viana e esposa.
Dia 06/07 contratamos um guia (Bebeto) e fomos conhecer o centro de Salvador, Igreja do Bonfim, etc. Com guia Bebeto.

Dia 07/07 saímos com destino a Aracaju, paramos na Praia do Forte, para visita e almoço (local muito bonito com camping pequeno).

A tarde continuamos nossa viagem rumo a Aracaju, dormimos no posto São Paulo II, 35 Km antes de Aracaju.
Dia 08/07 chegada ao CCB de Atalaia as 8:30 h.

Saída de Aracaju dia 09/07 com destino a Praia do Gunga. Como a área para estacionamento não era muito boa, resolvemos ir para a Praia do Frances. Encontramos uma área de estacionamento, com água e luz, o estacionamento do 10 (dez).