quinta-feira, 7 de setembro de 2023

115 - Viagem 2023 - Terceira etapa -- Capitólio/MG para Itaúna/MG e Tiradentes/MG

 Saimos Capitólio e fomos a Itaúna para participar do Primeiro Encontro de Técnicos Têxteis em Itaúna.

Este encontro permitiu rever amigos de turma do Curso técnico que fiz na ETIQT/CETIQT, e ex-alunos desta mesma Escola, onde trabalhei por 30 anos.







Saindo de Itaúna fomos para a etapa das cidades históricas de Minas Gerais.

Fomos para o Camping em Tiradentes e de lá fizemos os passeios de com Jimny para as cidades de São João Del Rei, Congonhas e Ouro Preto.


Começamos apresentando o Camping Tiradentes que possui uma estrutura muito boa, tanto para Motor Home como para barracas, além das Suítes, Quartos e Hostel  em uma área com arvores nativas.

Bem ao seu lado passa a Maria Fumaça que proporciona um passei entre Tiradentes e São João Del Rei.



















A cidade de Tiradentes foi fundada em 1702 e era chamada de Arraial Velho de Santo Antônio. Ao contrário do que muitos acreditam, Tiradentes não foi fundada em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, mas teve seu nome modificado anos depois para tal finalidade. A cidade possui a segunda igreja mais rica do Brasil, a Matriz de Santo Antônio. Ela possui em seus adornos, a quantia de 480 quilos de ouro.








Toda cidade pequena possui uma praça central que é o ponto de encontro dos moradores e, em Tiradentes, isso não é diferente. 

No Largo das Forras, você encontrará diversos bares e restaurantes, apresentações culturais em datas especiais e charretes que oferecem aos visitantes um belo passeio pelo município. Ou pode aproveitar o clima para descansar a cabeça e bater um bom papo debaixo das árvores.













Um pouco da história de Ouro Preto. Uma próxima viagem colocarei mais detalhes desta cidade.

Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de maneira ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como por exemplo o ouro empregado na ornamentação das igrejas.

O município chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil, mas é bom lembrar que a área de Villa Rica/Ouro Preto era muito maior englobando as atuais Congonhas, Ouro Branco e Itabirito. Àquela época, a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil. A Cidade Histórica foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, título que recebeu em 1980. Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938. 







Congonhas

Nesta cidade nos limitamos a visitar o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

 

A igreja Santuário do Bom Jesus de Matosinhos  é um importante exemplar da arquitetura colonial brasileira, com uma rica decoração interna em talha dourada e pinturas. As doze estátuas de profetas em pedra-sabão, foram criadas pelo Aleijadinho e seus assistentes. Outros artistas participaram na construção e decoração, entre eles Francisco de Lima CerqueiraJoão Nepomuceno Correia e Castro e Mestre Ataíde. O conjunto foi construído em várias etapas entre 1757 e 1875.

O Santuário é também o centro de uma das mais populares devoções do país, recebendo milhares de peregrinos todos os anos e recolhendo enorme coleção de ex-votos. Tornou-se um ícone do Barroco brasileiro e do estado de Minas Gerais, e uma grande atração turística. Devido à sua superior importância histórica, social e artística, o conjunto foi tombado em 1939 como patrimônio histórico nacional pelo SPHAN, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. Em 26 de julho de 1957 o papa Pio XII elevou a igreja à dignidade de basílica menor.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário