quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

99 – Viagem ao Chile e Argentina – Parte 9

Cafayate

Cafayate (pronunciação espanhola: [kafaʒate]) é uma cidade localizada na zona central do Valles Calchaquíes na província de Salta, Argentina. Ele fica 1.683 metros acima do nível médio do mar, a uma distância de 189 km de Salta, e 1.329 km de Buenos Aires. Ela tem cerca de 12.000 habitantes (2001 censo [INDEC]).

A cidade é um importante centro turístico para explorar os vales Calchaquíes, e por causa da qualidade e originalidade dos vinhos produzidos na região. O maior campo de golfe da América do Sul, em 240 acres, está atualmente a ser desenvolvido fora do centro da cidade em La Estancia de Cafayate. A cidade foi fundada em 1840 por Manuel Fernando de Aramburu, no local de uma missão. Em 1863, o Departamento de Cafayate foi criado, dos quais Cafayate é a capital.

Os Cafayates eram uma tribo do Diaguita - Calchaquí grupo, que, juntamente com a relacionada Tolombón, habitavam o Valles Calchaquíes antes da chegada dos conquistadores espanhóis. Sua linguagem era conhecida como Çaçan. Como outras tribos Diaguitas, tinham recentemente caído sob a influência dos Incas, após uma resistência prolongada. Mais tarde, eles montaram uma resistência feroz para os espanhóis.

Mesmo que a maioria concorda que a raiz de Cafayate é Quechua, o significado do termo é contestado. Alguns afirmam que o significado é "caixa d'água", outros para ser uma deformação da Capac-Yac ("Grande Lago") ou Capac-Yaco ("Grande Chefe" ou "pessoas ricas"). Outra versão Çaçan entende como "Grave das Dores".

A produção de vinho é mais importante do Valles Calchaquíes. Os vinhos produzidos na região, se beneficiam do clima ameno de baixa umidade dos vales que recebem uma média de menos de 250 mm de precipitação por ano. O tipo mais característico de vinho cultivado na área é torrontés. A maioria das adegas da cidade tem visitas guiadas gratuitas.

Muitos dos pontos turísticos mais impressionantes do Vale do Río las Conchas (Quebrada de Cafayate) estão ao longo da pavimentada Rota Nacional 68 que vai desde Salta a Cafayate. Rota Nacional 40 com 165 quilômetros a partir de Cafayate a Cachi, outro dos pontos mais visitados da região. Outros pontos de interesse a partir de Cafayate incluem Molinos, Tolombón e San Isidro rancho. A cidade de Cafayate é uma atração por si só, com seu ritmo descontraído, em estilo colonial, e adegas abertas ao público.

Camping em Cafayate:

Camping Luz e Força

Cale Nuestra Senora del Rosario

Coordenadas : S26.07995, W065.97686

564

565

566

574

575

578

583

584

585

589

590

592

595

598

601

Rota do vinho

Entre as dezenas de vinícolas de Cafayate,podemos destacar:

Domingo Hermanos – Piattelli – El Esteco – Etchart – Domingo Molina – Bodega Tukmar – Amalaya – Viñas de Animaná – Finca Quara – Tierra Colorada – El Tránsito – Nanni – Pequeña Bodega Salvador Figueroa – La Bodeguita – Amalaya – San Pedro de Yacochuya – Finca Las Nubes

Finca Quara se encontra no coração do Valle Calchaquí, estrategicamente situada entre Cabra Corral, El Buen Retiro, San Miguel, La Esperanza, San José, El Bordo. Com uma altitude que vai 1.600 a 2.000 metros, o Valle Calchaquí com clima seco e ensolarado, produz uma uva de sabor contundente. O outro fator chave é a grande amplitude térmica que impera nessa latitudes, a qual permite a elaboração de vinhos de alta qualidade, capaz de transmitir a cor, aroma e paladar de uma personalidade única que o Valle possui.

604

607

610

614

El Esteco

Desde o inicio, a Bodega El Esteco tem se aventurado em descobrir regiões remotas e únicas para vinhedos dentro do Valle Calchaqui, reconhecido por vinhos de altitude.

O vinho Chañar Punco é o resultado destas pesquisas. Situado a mais de 2000 msnm, estas terras possuem um extraordinário potencial para a elaboração de vinhos únicos. Os solo pobre em calcário e a baixa temperatura nos meses que antecedem a colheita geram um lento desenvolvimento da uva, permitindo lograr sua máxima expressão. Este vinho é um blend de altura que oferece uma alta concentração de sabores e grande estrutura.

618

620

621

Vasija secreta

Casa Córdova e Murga, localizada na mesma entrada do povoado de Cafayate, alberga a adega mais antiga do vale.

Sua origem se remonta à primeira metade do século passado e ao longo de sua história tem significado o vinho tradicional dos saltenhos, tanto pela qualidade de seus produtos quanto pela importância artesanal de sua elaboração.

O sucesso justificado de seus vinhedos é devido à sua localização. É uma mesopotâmia ladeada pelo Riacho Esteco e o Rio Chusha, onde se combina um ambiente seco e ensolarado comuna umidade subterrânea superior ao resto do vale, o que determina o distinto comportamento de solos e cepas.

Os vinhos Torrontés têm uma maior exposição solar pela sua localização nas ladeiras altas, enquanto que as vinhas francesas de nossos tintos se estendem nos terrenos baixos, ricos em sedimentos e com temperatura média.

Em todos os casos é limitada a produção dos vinhedos, procurando o equilíbrio em que os extratos, a acidez, os aromas e sabores se conjugam no ponto ótimo de cada variedade. O resultado é uma matéria-prima excepcional, condição indispensável dos grandes vinhos.

Cafayate e seu famoso Torrontes

O grande descobrimento varietal de Cafayate se produz a princípios do século com a introdução da cepa Torrontés originária de Rioja, na Espanha, onde posteriormente desapareceu. Adapta-se aos solos de Cafayate produzindo a mágica simbiose que dá origem aos vinhos únicos. Seu produto, de suave paladar, possui a particularidade de transmitir muito fielmente o sabor frutado das vinhas. As novas técnicas de elaboração conseguiram o equilíbrio exato para seu perfume inconfundível, completando um buquê absolutamente original, único no mundo. O vinho Torrontés de Cafayate está transitando a etapa final de um destino anunciado: ser o GRANDE VINHO VARIETAL ARGENTINO.

Assim o reconhecem os maiores cenáculos mundiais ao outorgar-lhe as máximas distinções na Suíça, França, Inglaterra, Espanha, Turquia, em Mendoza entre muitos outros. A VASIJA SECRETA TORRONTÉS LACRADO – GATA FLORA e VAS pertencem a este clube exclusivo.

622

624

628

630

633

Piatelli

Fazer vinhos esta enraizado profundamente na tradição argentina e a equipe da Piatelli converteu em arte perfeita. A experiência adquirida faz com que os vinhos da Piatelli sejam elaborados perseguindo a perfeição que só é possível alcançar graças aos conhecimentos da enóloga Valeria Antolin.

635

637

640

641

644

646

658

660

662

664

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário