quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

94 – Viagem ao Chile e Argentina – Parte 4

 

Terceiro Passeio em San Pedro do Atacama -

Duração: Saída 8:00 h e retorno 16:00 h. Inclui café da manhã e almoço.

Rio Quepiaco

500

501

502

O Monjes de La Pacana ou Protetores do Salar

O acesso a estes monumentos,é através da Ruta 27 em direção a Paso Jama. Os Monjes de la Pacana é uma das atrações não muito conhecidas em San Pedro do Atacama,de fácil visitação, entendimento, podendo ir por conta própria em automóvel. Esta no acesso do caminho pra quem vai visitar o Salar de Tara. Este setor faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos, que vai se tornar Parque Nacional devido à necessidade de proteção da biodiversidade.

Os Monjes de la Pacana são alguns imponentes pilares de pedra, situam-se verticalmente em uma planície próxima ao Salar de Aguas Calientes. Por suas delgadas e arojadas formas similares às siluetas de monjes e que se imagina assim. Há quem defende a tese que o nome de sentinelas foi outorgado por um caminhante que via sentinelas eretos, protegendo o local, por seu grande tamanho e em muitas ocasiões parecido com figuras humanas.

Estas formações rochosas, de características vulcânicas, foram moldadas durante milhões de anos pela erosão do vento.

506

507

509

511

516

Salar de Tara ou Aguas Calientes 1, localizado a 120 Km ao leste de San Pedro de Atacama, alcançando uma altitude de até 4.860 msnm.

Salar de Tara oferece um habitat para várias e raras espécies ameaçadas de animais selvagens. Alguns, como o viscacha sul e vicunha, são classificados como espécies ameaçadas de extinção. Outros, como o ganso andino, galeirão Horned, gaivota andina, puna tinamou e as três espécies do flamingo que habitam no Chile (flamingo andino, flamingo chileno, e flamingo de James) são considerados vulneráveis.

Salar de Tara é maravilhoso, desde os Monges de la Pakana à Catedral de Tara (que é um conjunto imenso de rochas). Foi no Salar de Tara onde mais vimos flamingos no Chile!Vá bem agasalhados porque depois dos Geysers foi o lugar mais frio que estivemos no Chile.

O Salar de Tara se encontra no Altiplano da segunda região de Antofogasta no Chile, muito próximo ao ponto de fronteira triplise entre Chile, Bolívia e Argentina. Pertence a Reserva Nacional Los Flamencos, na comunidade de San Pedro de Atacama.

Para chegar ao Salar de Tara partindo de San Pedro de Atacama, pela ruta 27 em direção a Paso Jama, são aproximadamente 100 km. O clima é do tipo desértico, isto quer dizer que apresenta uma grande oscilação térmica. A temperatura máxima esta em torno de 24,5 graus com chuvas em torno de 3 mm.

Pode-se encontrar as três variedades de flamingos, vicunhas, zorros, gaivotas andinas, patos, gansos entre outros.

560

 

525

533

538

543

554

556

Almoço em Tara

490

493

Mais um pouco sobre Tara

530

557

563

567

568

573

Quarto Passeio em San Pedro do Atacama -

Duração: Saída 5:00 h e retorno 12:00 h. Inclui café da manhã.

Geysers del Tatio

O passeio dos Geysers é super interessante. São várias crateras no chão com água que vem do subsolo terrestre e com as atividades vulcânicas entram ‘em erupção’ emitem um vapor nos horários de baixa temperatura. Como chegamos cedo, a temperatura estava a -6,5 graus C, e a quantidade de vapor emitida é bem grande. As 9:00 h a temperatura já estava na casa de 5 graus, e ai não se vê mais vapor, embora a água esteja em erupção. Á água chega a 85 graus Celsius e por isso é importante manter certa distância e respeitar as “barreiras” de segurança que colocam em volta das crateras.

579

Os Geiser del Tatio se encontram na Cordilheira do Andes a 90 km de San Pedro de Atacama, e faz parte de um campo geotérmico a 4.200 m de altitude. Este campo geotérmico foi criado pelo Vulcão del Tatio, que produz e libera grande jatos de vapor e água que fervem ao amanhecer. Os jatos de água podem a chegar a medir 3 a 4 metros de altura.

O clima o do tipo desértico, com forte oscilação de temperatura onde a máxima esta próximo aos 24 graus e a mínima já chegou a -17,1 graus.

Os geiser são crateras vulcânica que expulsam água subterania. Este fenômeno ocorre quando a o magna vulcânico se junta a um rio subteraneo. As temperaturas podem chegar a 85 graus ou mais, formando mais de 60 pequenos poços ou crateras com água borbulhante e que na superfície, devido a mudança de temperatura, se originam fumarolas por onde sai o vapor de cada um deles, produzindo uma beleza natural do local, rodeado de montanhas com mais de 6.000 m, em pleno Altiplano.

A alguns anos foi extraída energia geotérmica do local. Por não conseguirem controlar a pressão do vapor equipamento foi abandonado.

Alguns geiser apresentam as bordas fracas e devido as altas temperaturas da água, pose-se sofrer queimadura graves, e por este motivo deve-se ter o cuidado por onde caminhar. Como é uma área preservada, foram marcados os locais livres para caminhar.

580

581

583

585

586

591

593

596

599

605

Próximo aos Geyser del Tatio, esta o povoado de Machuca, com menos de 20 casas e uma igreja, esta a 4000 msnm.

Sua atividade principal é o pastoreio e lhamas e o turismo. Oferecem productos da região bem como artesanato. A fauna inclui llamas, alpacas, patos, gaviotas andinas e flamingos. Entre os atrativos estão suas casas de adobe e palha, os espetinhos de carne de lhama e alpaca, os empanados e os queijos de leite de cabra.

613

616

617

618

Muitos textos e algumas fotos utilizadas neste post foram extraidos dos sites Chile 365 http://www.chile365.cl/es-region-2-paso-internacional-jama.php , e da Wikipedia Enciclopedia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

Um comentário: