sexta-feira, 27 de março de 2015

80 – Visita ao Canyon Fortaleza em junho 2012 e Itaimbezinho em fevereiro 2015 – Parte 2

Nesta postagem esta a viagem para Cambará do Sul, quando fomos conhecer o Cânion Fortaleza.

A caminho de Cambará do Sul.

001

A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones.

Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana,São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande. A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa "folha de casaca rugosa", consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais.

097

Para nossa sorte fomos exatamente em um dia ideal para a visita ao Cânion, porém coincidiu com os dias mais frio do ano, até a data atual. Chegamos na quinta feira, dia 07/06/2012, com uma temperatura de 12 graus e sensação térmica de 5 graus. Na noite de quinta para sexta, a temperatura chegou a 2,4 graus negativos.

Na sexta pela manhã, estava tudo branco de geada, e a água congelada nas mangueiras do Motor Home.

As 9:00 horas, a temperatura era de 7 graus e ainda tinha gelo no gramado que estava na sombra.

096

Como chegamos na quinta na parte da manhã, fizemos a visita ao Cânion Fortaleza, no mesmo dia a tarde.

Localiza-se no Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul.

007

O passeio foi dividido em duas caminhadas, sendo a primeira de 2 km até o Mirante. onde se avista uma grande parte do Cânion, parte litoral Catarinense e parte do Rio Grande do Sul.

A segunda caminhada é 1,5 km, até a Pedra do Segredo, atravessando o Arroio Segredo, próximo a cachoeira do Tigre Preto.

O canyon situa-se a cerca de 23 km da cidade de Cambará do Sul, pela rodovia CS-08 (estrada de terra).

005

Apresentando uma altitude máxima de 1.157 metros, cerca de 7,5 km de extensão e paredões com desnível de até 800 metros, e 1500m de largura, é o segundo maior do Brasil. Nos dias com pouca nebulosidade é possível avistar o litoral gaúcho e catarinense.

A borda superior do cânion pertence ao Rio Grande do Sul, enquanto que a parte baixa é de Santa Catarina.

p14_canfort

O Cânion Fortaleza leva este nome pela configuração de suas paredes, entalhadas verticalmente na rocha e sinuosas ao longo de sua frente, lembrando uma imensa fortaleza.

Não há qualquer infra-estrutura turística na área. A Trilha do Mirante permite o acesso ao topo do Morro Fortaleza (cerca de 2.000 metros de caminhada a partir do estacionamento de veículos), de onde se pode descortinar cerca de 95% do cânion e todo o litoral da região limítrofe entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina

017

010

023

031

030

025

037

A base do cânion está instalada sobre uma intercalação de derrames ácidos e básicos, passando para um pacote essencialmente de basaltos pertencentes à Fácies Gramado. Esta diferença composicional também esta caracterizada na transição geomorfológica entre a região do planalto dos Campos de Cima da Serra (Campos Gerais) e os Patamares da Serra Geral, onde predominam basaltos até o limite inferior onde afloram os sedimentos da Formação Botucatu já a uma cota inferior aos 100 metros.

028

041

039

057

O Arroio Segredo forma a Cachoeira do Tigre Preto, de indescritível beleza.

A segunda caminhada, a outra trilha (cerca de 1,5 km) permite o acesso até a Pedra do Segredo, passando pela Cascata do Tigre Preto, que com suas três quedas atinge mais de 400 metros de altura.

068

092

069

071

072

078

086

Outro ponto que merece destaque no cânion é a Pedra do Segredo, um bloco de rocha com 5m de altura, disposta em total equilíbrio em uma de suas paredes.

081

p14_psegred

Um pouco da cidade de Cambará do Sul.

101

106

112

Nenhum comentário:

Postar um comentário